sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dentes saudáveis ajudam a combater doenças em outras partes do corpo



Você escova os dentes depois das refeições? Utiliza o fio dental para complementar a higiene? Essas e mais algumas regras de higiene bucal são indispensáveis para manter um sorriso bonito. Porém, é importante saber, que a atenção reservada à boca no dia-a-dia, não implica apenas em ter dentes saudáveis, mas também, ajuda a evitar problemas em todo corpo humano. Uma higienização bucal deficiente pode repercutir em problemas sérios no estômago, nos pulmões e até no coração.
A cavidade bucal, como muitos sabem, é o lugar perfeito para uma infinidade de bactérias se instalarem. Olhando de perto uma boca saudável, é possível encontrar mais de 200 milhões de microorganismos em 1 grama de placa bacteriana. Mas, isso não quer dizer que todas sejam malignas, pois a flora bacteriana, por exemplo, existe para facilitar a digestão dos alimentos. O problema é quando a escova de dente e a fita dental são deixadas de lado, dando espaço para os micróbios nocivos, como os que provocam a cárie, a gengivite e a doença mais temida, a periodontite. Esta última possui bactérias agressivas que corroem o espaço que une o dente ao tecido ósseo, abrindo assim, uma porta para atingirem a corrente sangüínea.
A periodontista Laila Warda, da Clínica Marcus Werneck Estética e Reabilitação Oral, explica que existe uma ligação direta entre os dentes e o resto do corpo humano. “A eliminação de focos bacterianos é fundamental para que bactérias nocivas não se colonizem sobre o dente ou língua, provocando reações no organismo, como cardiopatias, dificuldades no controle da diabete, partos prematuros, entre outras”, afirma Warda. De acordo com o Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), de cada dez pacientes com problemas cardiovasculares, quatro ou cinco têm as bactérias na cavidade bucal. Esses microorganismos, portanto, tornam-se a peça-chave para o surgimento de um infarto ou um derrame.
OUTRAS DOENÇAS – Já foi possível perceber que a cavidade bucal é o trampolim para as bactérias nocivas fixarem em outras partes do nosso organismo. Os pulmões é um exemplo disso. Quando esses microorganismos são aspirados ou infiltrados na corrente sangüínea, eles se instalam nesse órgão e favorecem o surgimento de abscessos, podendo agravar problemas, como a pneumonia. A artrite também é outra doença que pode surgir a partir das bactérias da periodontite.
Para enfrentá-las, o sistema imunológico recruta as células de combate, que provocam a liberação de substâncias de ação inflamatória. E, como apontado por alguns estudos, se essa substância chegar a uma articulação inflamada pode ajudar a desencadear a artrite.
CUIDE DA BOCA – Para evitar doenças como estas já citadas, é necessário fazer, diariamente, uma boa higienização bucal. De acordo com a periodontista Laila Warda, não existe uma única fórmula para escovar os dentes de maneira correta, pois isso depende de algumas particularidades dos pacientes – posição dos dentes no arco dentário, presença de retrações gengivais ou prótese e coroas dentárias.
Porém, ela explica que a remoção da placa dental, causadora das doenças da cárie e das gengivas, só ocorre com a ação mecânica da escova de dente e fio dental. “Os movimentos com a escova devem ser preferencialmente circulares, nunca verticais, leves e contínuos no mesmo local até mais ou menos 10 vezes”, ensina a periodontista. Warda ressalta que uma boa escova de dente tem cerdas macias, com pontas arredondadas e a cabeça pequena, permitindo assim, seu acesso aos dentes “do fundo”.
“A cerdas também precisam estar no mesmo nível para que o movimento seja concentrado no mesmo ponto”, completa.Outro lugar importante da boca que deve ser lembrado na hora da escovação é a língua. “É muito importante utilizar o Limpador de língua, pois este remove, aproximadamente, 70% de saburra lingual, um conjunto de células de descamação das bochechas associado às bactérias, que provocam o mau hálito”, esclarece a periodontista da Clínica Marcus Werneck.

SERVIÇO:Marcus Werneck Estética e Reabilitação BucalAv. Bernardo Vieira de Melo, 1376 – Emp. Ricardo Lemos – conj.03 e 04 – PiedadeFone: 3462-1259/3462-3382Av. Rui Barbosa, 1363 – Emp. Ponte do Uchoa – sala 08 - JaqueiraFone: 3427-9219http://www.marcuswerneck.com.br/*Contato para entrevista: Laila Warda – 9269.3692

Nenhum comentário: