quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Irmãos educados em casa passam em prova, mas têm futuro indefinido

Para superintendente de ensino, resultado é 'razoável'.Juiz do caso diz que a prisão dos pais está descartada.
Os irmãos mineiros David, 15 anos, e Jonatas, 14 anos, que saíram da escola tradicional há dois anos e são educados em casa pelos pais foram 'aprovados' na maratona de quatro dias de provas determinadas pela Justiça de Timóteo, em Minas Gerais, para avaliar se tinham conhecimento compatível com estudantes da idade deles. Ainda assim, o futuro dos meninos continua indefinido - já que a educação em casa não é permitida pela legislação brasileira.
A nota mais baixa que Jonatas alcançou foi 37 - em história e teve a nota mais alta em português, com 81 pontos. David teve a nota mais baixa em ciências - fez 46 pontos - e a mais alta em geografia - 86 pontos. Como as disciplinas abaixo de 60 são pontuais dentro de todas as exigidas, a média final dos irmão superou os 60 pontos, que era a média mínima exigida pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. (Veja as notas dos meninos na tabela abaixo).

Os pais dos meninos, Bernadeth e Cleber Andrade Nunes, estão sendo processados nas áreas cível (por descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente) e criminal (pelo crime de abandono intelectual). Eles foram condenados em primeira instância na área cível a rematricular os adolescentes na escola e pagar uma multa - e podem até perder a guarda dos filhos. A família recorreu. Agora falta a manifestação do juiz criminal - que vai determinar se houve ou não o abandono intelectual

Resultado excelente
Para Cleber, o resultado das provas é "excelente", pois, na opinião dele, mostra definitivamente que não existe o crime de abandono intelectual dos filhos. "Sem freqüentar a escola, eles tiraram notas altas em matérias que eles receberam o conteúdo programático apenas uma semana antes dos exames. Tenho esperança de que o juiz se manifeste favorável a nós, já que os meninos superaram as médias estipuladas", disse.

Secretaria diz que resultado é "razoável"
Elisabeth Anareli Pereira, professora e diretora da Superintendência Regional de Ensino da região de Coronel Fabriciano (que engloba a cidade mineira de Timóteo), diz que o resultado que os meninos atingiram nas provas é "razoável e está totalmente dentro da normalidade dos alunos de escolas públicas". Para Elisabeth, mesmo com as notas acima da média, os irmãos deveriam freqüentar a escola tradicional. "Para um pai que acha que a escola pública regular não é boa, ele deveria entender que a escola regular é boa sim, já que as notas obtidas pelos meninos foram compatíveis com as notas que os nossos alunos tirariam na mesma prova", afirma.
Questionada sobre algumas questões da prova de educação artística, que pediam para dissertar sobre Picasso e fazer críticas sobre peças teatrais, Elisabeth disse que a prova foi elaborada de acordo com o currículo do ensino fundamental. "Não peguei todas as provas para avaliar porque havia uma banca de professores para isso. Mas as aulas de artes se modernizaram. Na minha época de colégio, a gente aprendia a bordar", afirma.
Elisabeth diz que a prova não foi difícil para alunos dessa idade. "A gente avaliou o conteúdo que eles teriam que saber. O que eu posso dizer é que eles estão aptos a cursar o 1º ano do ensino médio (o mais velho) e a 9ª série do ensino fundamental (antiga 8ª série, para o menino mais novo)". Para isso, eles seriam "reclassificados", afinal, abandonaram a escola quando cursavam a 6ª e a 5ª séries do ensino fundamental, respectivamente. As provas e os resultados já foram encaminhados para avaliação da Justiça. Na opinião da diretora da superintendência de ensino, o pai deveria rematricular os filhos na escola para cumprir as Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e o ECA, "Se ele acha a escola ruim, ele deveria complementar o ensino no contra-turno dos meninos. O que ele não pode é infringir as leis".

Juiz do caso descarta prisão dos pais
Em entrevista ao G1, o juiz Eduardo Augusto Guastini, titular do Juizado Especial Criminal e responsável pelo caso dos irmãos Nunes disse que o processo ainda não tem decisão final porque duas testemunhas precisam ser ouvidas, mas descartou a possibilidade de prisão dos pais dos adolescentes - pois são réus primários e, por enquanto, não há comprovação de abandono intelectual.

"O caso deles é bem diferente e mais complexo. Já peguei casos de abandono intelectual, mas eram casos de pais que simplesmente tiravam os filhos da escola. Não tinham o objetivo de educá-los em casa", disse o juiz. A pena para o crime de abandono intelectual varia de 15 dias a um mês de prisão ou multa, que pode ser revertida em prestação de serviços para a comunidade. "Mas a prisão você pode esquecer, eles não vão para a prisão", afirmou Guastini.

De acordo com Guastini, as testemunhas de defesa são de outros estados e, por isso, serão ouvidas por carta precatória - procedimento que pode demorar algum tempo. Depois disso, os pais serão ouvidos e o processo seguirá para as alegações finais do Ministério Público - autor da ação e responsável pelo pedido de condenação ou não dos pais. A defesa também terá um prazo para se manifestar e só então o processo volta para o juiz que dará sua decisão.

As provas foram elaboradas por uma comissão de 16 professores das secretarias municipal e estadual de Educação. Cada disciplina teve 20 questões - 15 de múltipla escolha e cinco discursivas - e foram aplicadas de 18 a 21 de agosto.

Nesses momentos,chocolate pode ser o melhor amigo



Jejum sexual

Em um momento de recreação online, li, recentemente, os resultados de uma pesquisa feita em algum país europeu sobre a relação direta entre o orgasmo e o jeito de andar das mulheres. Não me cobrem detalhes estatísticos, pois, além de ser péssima com números, minha memória já não é das melhores. Resumindo a dita pesquisa, o jeito de andar mais expansivo e descontraído (o famoso rebolado) está diretamente ligado à boa performance sexual e à ocorrência de orgasmos femininos. Fantástico! Está tudo resolvido, mulheres! Basta dar show de rebolado para as coisas melhorarem na cama. Brincadeirinha.... Não é tão fácil assim, não.A aventura, odisséia, saga, drama e até mesmo, por que não, comédia do orgasmo faz parte da vida das mulheres ativas ou não ativas sexualmente. Sim! Afinal, temos nosso período na vida para as brincadeiras particulares, lembram garotas? Não sou especialista no assunto, porém posso me declarar de bem com a questão. Acho que o rebolado seria aprovado pelos pesquisadores europeus. Depois de períodos em que achei que nunca iria conhecê-lo pessoalmente, mas sim apenas de fama, a experiência e maturidade ajudaram a encontrar o caminho para esse oásis de alegria escondido entre os lençóis alheios, o supracitado orgasmo.Em minha coluna, não sou de muita conserva sobre o assunto, é o que muitos dirão por aqui. Afinal sou fã deSex and the City, mas jamais serei uma Carrie Bradshaw da internet. Não tenho o perfil, I’m sorry. Para começar, sou casada, tenho uma filha e um cachorro. E rotina é meu sobrenome. E é assim que eu gosto. Surpresas me estressam. Acho que já falei sobre isso por aqui. Mas o assunto orgasmo para este texto me veio justamente por sua falta. É verdade. O probleminha atual é mesmo o jejum... É isso mulheres... Também passamos pelas fases de abstenção forçada (ou não). No meu caso, a distância física está provocando esse momento virginal na minha cama. O maridão está em missão fora do estado já faz.... dois meses.... Nossa! Nem quando fiquei de resguardo, heim!Mas este é um momento de vida. O casamento está acima dessas coisas, certo? Em certa medida. Afinal, relação à distância não existe mesmo. Pelo menos no meu ponto de vista. Mas não há motivo para pânico. O trabalho está em vias de conclusão e espero ter, em breve, meu marido de volta. Please, dá licença? Enquanto isso, vou fazendo como tantas outras colegas que passam por períodos de vacas magras. Sublimo um apetite por outro. E aí vai minha dica: o chocolate pode ser o melhor amigo de uma mulher nesse momento.

Ativo rico em ômegas combate às estrias


Hidratar o corpo diariamente já é um hábito comum a muitas mulheres, que gostam de manter a pele saudável e macia. Mas essa hidratação diária também pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. As estrias costumam aparecer nos seios, bumbum, coxas, braços, abdômen e geram grande desconforto estético. São resultado da quebra das fibras de colágeno e elastina, que após o rompimento na derme ficam desorganizadas e dão origem as linhas vermelhas e esbranquiçadas. “Podem ser decorrentes de fatores hormonais, crescimento acelerado na puberdade, uso de alguns medicamentos, estiramento da pele durante a gravidez e por causa do famoso efeito sanfona, quando a paciente emagrece e engorda com muita freqüência e fica com a pele distendida e sem elasticidade”, comenta a farmacêutica Giovana Barbosa. Para amenizar e prevenir o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Neste quesito, a farmacêutica comenta que os princípios ativos hidratantes têm mais sucesso aos redensificadores dérmicos - que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea. “A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele”, comenta Giovana. O óleo extraído da planta Hippophae rhamnoides (Sea buckthorn) contém substâncias que repõem à pele componentes que auxiliam no combate às estrias e ajudam na reorganização do colágeno e elastina. Rico em ácidos graxos poliinsaturados, da família dos ômegas 3, 6 e 7, contém ainda vitaminas com propriedades antioxidantes, como o tocoferol e o betacaroteno. De acordo com a farmacêutica, este óleo pode ser incorporado em cremes e loções manipuladas ao corpo com o nome de NanoVit. “Este ativo contém todas estas substâncias encapsuladas em nanopartículas, que conseguem penetrar com mais facilidade nas camadas mais profundas da pele e conferem tratamento eficaz e otimizado. Além disso, confere maciez, suavidade e melhora a elasticidade cutânea”, complementa Giovana. Conheça um pouco mais sobre os benefícios de cada componente deste princípio ativo, que ajuda a prevenir e amenizar as estrias: Ômega-7 (ácido palmitoléico): é um dos componentes dos lipídeos da pele e fornece suporte à formação normal do tecido celular, isto é, mantém a pele íntegra. Importante à barreira cutânea, o ômega-7 tem efeito calmante e suavizante sobre a pele. Ômegas-6 e 3 (ácido linoléico e linolênico): não são sintetizados pelas células da pele e devem ser fornecido como um nutriente à barreira cutânea. São precursores de inúmeros outros ácidos, sendo um dos mais importantes o araquidônico. Adicionalmente, ômegas-6 e 3 são componentes estruturais da parede e membrana celular. Ajudam na regeneração cutânea e reforçam as funções da pele (firmeza, elasticidade e proteção). Tocoferol: é uma das formas de vitamina E que está naturalmente presente na pele, onde desempenha importante função antioxidante. Tem atividade antiinflamatória e realça a atividade de enzimas da camada cutânea. Betacaroteno: na pele é convertido em ésteres de retinol - um precursor da vitamina A - e é uma alternativa segura à pele. É um antioxidante poderoso e penetra facilmente dentro da epiderme em aplicação tópica, combatendo um tipo específico de espécie oxigênio reativa proveniente da luz do sol.

Em nota, médicos responsabilizam o Governo pelo caos na saúde



Nós médicos do Estado de Pernambuco informamos a você, cidadão e cidadã, usuários do SUS, que estamos de LUTO por sermos obrigados a pedir demissão dos hospitais da rede pública estadual. Nunca reivindicamos apenas salários, como querem fazer você acreditar.
O fato é que não agüentamos mais ter que nos dividir entre empregos/plantões, trabalhar em hospitais com filas intermináveis para tudo, com a falta de higiene, falta de medicamentos básicos e de leitos, atendendo pacientes até mesmo no chão! Muitas vezes nós profissionais também estamos adoecendo.
Desde o dia 6 de maio apresentamos uma Pauta de Reivindicações ao Governo Estadual, visando à melhoria geral da assistência a saúde no estado e a valorização do trabalho médico.
Diante disso tudo, quem está realmente abandonando a população? O Governo sabe da humilhação que os usuários e nós trabalhadores da saúde passamos todos os dias em nossos hospitais! Apenas não acreditávamos que o Governo pretendesse piorar ainda mais o caos na saúde só para instituir as contestadas Fundações Privadas.
Queremos que todas as pessoas sejam tratadas como gente e não como seres humanos menos importantes. Que nós possamos trabalhar com qualidade e dignidade, não como cúmplices desta vergonha que é a saúde pública em nosso estado.
Nós médicos, que ajudamos a salvar vidas todos os dias, esperamos que finalmente o Governo cumpra o seu papel, já que SAÚDE É UM DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS (INCLUSIVE DOS MÉDICOS) E DEVER DO ESTADO.
MÉDICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCORecife, 11 de Setembro de 2008