sexta-feira, 12 de setembro de 2008

IRB - Programa Festivo

Concerto da Orquestra Sinfônica e novas exposições
O Instituto Ricardo Brennand-IRB completa seis anos de funcionamento nesta sexta-feira, dia 12 e comemora a data com novas exposições e concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, gratuitamente, para os interessados, no seu jardim. O IRB comemora também o incrível recorde de hum milhão e cem mil visitantes, desde sua abertura, em julho último, tornando-se, segundo o historiador pernambucano Leonardo Dantas, um dos dez mais bem visitados museus do Brasil.
E na pauta das ações comemorativas, mostras e atividades artísticas, a arquiteta Janete Costa, é um nome de sucesso no seu segmento, é também uma curiosa pesquisadora de arte popular de credibilidade reconhecida. Mas foi colecionando peças em vidros, seja frascos de farmácias, em variados tamanhos e formatos, de origens também diversas, bem como peças decorativas em vidros coloridos que ela formou, ao longo de sua vida, uma curiosa e rara coleção.
E o conjunto de 107 peças, destas 44 vidros de farmácias e 63 decorativos formam a mais nova mostra que o Instituto Ricardo Brennand abre ao público, nesta sexta–feira , dia 20. O valioso acervo foi entregue pela arquiteta que integra o Conselho do IRB, ao fundador do espaço Ricardo Brennand há pouco tempo e ali permanecerá,a partir de agora, permanentemente, em espaço reservado na pinacoteca. A exposição oferece aos profissionais do segmento – decoradores, arquitetos,designers, entre outros – uma mostra da arte do designer através dos tempos. Janete Costa é a própria curadora da exposição. A montagem é assinada por Mário Santos e Roberta Borsoi. O coquetel de abertura da exposição de Janete Costa, para convidados, acontece no dia 19, às 18h. A palestra de Márcio Roiter sobre o acervo de art déco colecionado desde a década de 70, pela arquiteta Janete Costa, inicia às 18h30, no auditório do IRB.
De acordo com Roiter a coleção de Janete é bastante eclética e privilegia o vidro e seu caráter efêmero e belo. O carioca e filho de pais pernambucanos,Márcio Roiter, é marchant e pesquisador. Em sua palestra no coquetel que abre a mostra de Janete Costa no IRB, também vai abordar a art déco no mundo e no Brasil e o grande consumo de peças importadas nas décadas de 20 a 50.
Domingo, dia 14, a partir das 18h, o programa festivo de aniversário do IRB continua, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, nos jardins do Instituto. A Orquestra Sinfônica se apresentará com 70 músicos e sob a batuta do experiente Osman Gioia. O público interessado pode acompanhar duas belas peças : Batuque, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno e A Sinfonia Novo Mundo, do alemão A. Dvorack. A apresentação deve girar em torno de uma hora e meia e ganha formato em multimídia, com Gioia apresentando, em um telão, antes da execução, informações sobre as duas obras.O Instituto Ricardo Brennand continua, no entanto, agendando visitas programadas, seja para grupos ou para escolas. Para isso basta ligar para 2121-0352. O IRB funciona de terça-feira à domingo, das 13h às 17h.

Serviço:
Instituto Ricando BrennandEngenho São João, s/n, na Várzea. (Alameda Antônio Brennand- Continuação da Rua Professor Luiz Freire, onde fica o CEFET)Fone: (81) 2121-0352www.institutoricardobrennand.org.br

Nenhum comentário: