segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mostra no Plaza revela pessoas apaixonadas e lugares apaixonantes



O Dia dos Namorados é uma data comemorada sempre com emoção, paixão. E é ancorado por este sentimento que une os apaixonados que surgem mostras fotográficas e ações específicas em bares, restaurantes, lojas e shoppings da cidade. O Plaza, por exemplo, aproveita a oportunidade e apresenta até o próximo dia 13, exposição fotográfica com foco na espontaneidade de jovens apaixonados, sejam namorados ou já casados, assinada por Maria Chaves, pós-graduada em fotografia pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro.
Mas do que revelar namorados, em momentos de paixão, Chaves focou o encontro dos casais em locais diferenciados e vistos como pontos pitorescos de nossa cultura ou de atrativo turístico, valorizados por beleza incomum, como as praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Boa Viagem, Parque da Jaqueira ou os casarios olindenses, transformando esses em um apelo a mais para cada registro. Juntou, portanto, paixão, emoção, momentos descontraídos e locais que ficam no nosso imaginário quando o visitamos com quem amamos.
Enfim, os flagrantes se tornaram verdadeiros registros da celebração à vida. Revelam o Pôr do Sol, o colorido e o clima bucólico das ladeiras de Olinda, o verde ainda existente em nossas praias, o mar e os belos coqueirais que só praias como Porto de Galinhas oferece entre outros, que bem poderiam ser transformados em verdadeiros cartões postais do bem viver e bem querer.
A mostra é constituída de dez fotos-painéis. E, seguindo a lógica de destacar gente, seres humanos apaixonados por lugares apaixonantes é que Maria Chaves convidou o arquiteto Eduardo Lira e a designer Fernanda Lisboa para idealizarem a concepção do espaço da mostra que ocupa o piso L3 do Plaza, com montagem e apoio da Cromotela. Entre os clicados pela fotógrafa, o jovem casal Daniel Queiroz e Patrícia Limaverde, que curtem sua primeira gravidez, Joana Chaves e Adailton Laporte, Marcella Luchtenberg e Arturo Carrera, Flávia Guebert e Fabrício Bertholo, Fernanda Rabelo e Cristiano Berardo, Cláudia Soul e Jô Pinto, Anna Cláudia Nery, entre outros, inclusive flash com casal desconhecido clicado na cidade de Praga, na Europa.
Maria Chaves é, ainda, graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela UFPE. Como repórter fotográfica atuou em alguns jornais locais e, desde 2000 dedicou-se a coberturas de casamentos, ensaios e eventos. Desenvolve álbuns personalizados e, em paralelo especializou-se no campo da Economia da cultura, através de cursos de pós-graduação da Fundação Joaquim Nabuco/UFGS e da Sorbonne, em Paris. Foi coordenadora de várias edições do projeto Olinda Arte em toda Parte e atuou ainda na Secretaria Executiva de Cultura de Olinda.
Talvez pela experiência que teve como jornalista, Chaves tenha partido para não somente explorar o antes, o durante e o depois de uma festa de casamento. Ela lembra que registrar o Dia D é mais que isso. Daí usar técnica e sensibilidade. Sua marca registrada e a espontaneidade registrada em cada foto. Marca presente neste novo trabalho no Plaza.

SERVIÇO
Mostra de Maria Chaves em homenagem aos namorados
Local: Plaza Shopping
(Rua Drº João Santos Filho, 255 – Casa Forte)
Quando: até dia 13 de junho, no piso L3
Acesso: gratuito
Informações: (81)3265.8100
Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing (81)3423.0814

Nenhum comentário: